Denotação e conotação - Conceitos PDF Imprimir E-mail
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Aulas Online - Português aula sobre Conotação e Denotação
Escrito por Professor Ed Borges   
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO


Estes dois conceitos são muito fáceis de entender.
 
Vamos começar entendendo as duas partes de um signo lingüístico (a palavra):
 
1. O Significante - Parte concreta da palavra é constituída de sons e da forma escrita.
 
Exemplo: Cobra – O significante é a própria palavra.
 
 
2. O Significado – Parte que a gente entende, ou seja, o conceito.
 
Exemplo: Cobra – O significado é aquilo que a palavra representa. O significado nos remete a uma idéia mental ou uma imagem.
 
Observe:
 
Cobrasignificante: a própria palavra!
 
Cobra – Vejamos o significado:
 
a)      Cobra é um réptil peçonhento =  
              
  (Ex: A cobra picou o homem!)                         


a)     






b) Cobra
é uma pessoa falsa =
falsidade
(Ex: Este homem é uma cobra!)
 
OBSERVE:
 
Um mesmo significante (parte concreta) pode ter vários significados (conceitos)!
Vamos continuar, então:
 
Podemos concluir que:
 
a) Um signo lingüístico (palavra) apresenta duas partes: significante e significado!
 
b) O significado varia de acordo com o contexto!
 
c) Um significante pode ter vários significados!
 
 
Vamos agora entender os significados!
 
Os significados apresentam duas formas:
 
a) A forma primitiva e original
 
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Ex: A Maçã é fruto delicioso!  
 
 
b) Uma forma secundária, uma alegoria.  
 
 
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Ex: A Maçã do rosto ficou vermelha!


A partir destas noções, podemos entender o que sãoDenotação e Conotação:


DENOTAÇÃO: Usamos o significado primitivo e original, com o sentido do dicionário; usado de modo automatizado; linguagem comum.
 
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 Ex: O cão está sorrindo!
CONTAÇÃO: Usamos o significado secundário, com o sentido amplo; usado de modo criativo, numa linguagem rica e expressiva.
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Ex: Esta menina é um cão!
 
Vamos Revisar:
 
Denotação – sentido comum!
 
Conotação – sentido figurado!
 
 
 
Vamos agora para a prática: