Metodologia científica aplicada ao ambiente organizacional PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Carreira e emprego - Dicas para seu sucesso profissional
Escrito por Suely Bortolotti   
Seg, 27 de Outubro de 2008 16:55
Em geral, quando se fala em Metodologia Científica, muitas pessoas se lembram da tão temida Monografia ou o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tiram o sono de muitos Universitários e Estudantes no último ano ou período da Graduação. E, infelizmente, uma pergunta, mesmo que não verbalizada, paira na mente de muitos, ou até mesmo da maioria, desses estudantes: para que tanto trabalho? Qual será sua aplicação prática? Onde irei empregar tantas técnicas em meu trabalho? O trabalho científico, na maioria dos casos, é abstrato para a grande massa de trabalhadores, independente de sua área de atuação.
 
Mas o que seria a metodologia científica afinal? É algo que está presente em nossa vida praticamente em todas as vertentes, mas não nos damos conta disso. Para tudo que fazemos na vida temos uma forma de fazer, ou seja, temos um método. De forma simplista, a metodologia científica nada mais é do que a forma de se fazer algo sistematicamente, de modo que cada área possui sua metodologia própria, tal como um engenheiro tem sua forma de trabalhar (seu método) diferente do médico, do arquiteto, do técnico de informática e assim por diante.
 
No ambiente organizacional a Metodologia Científica pode ser aplicada de diversas formas e em diversos setores. Exemplos práticos são: os colaboradores encontram-se desmotivados mas a empresa não sabe quais são os motivos. O diálogo não tem dado resultados. O Setor de Recursos Humanos pode elaborar um questionário de pesquisa de satisfação onde diversos fatores do ambiente empresarial são abordados. Após realizada a pesquisa os dados são transcritos em gráficos onde as informações são resumidas e, com base nelas, as ações a serem implementadas são traçadas.
 
O mesmo vale para levantamentos de volume de vendas, pesquisa de satisfação dos clientes, levantamento das necessidades de treinamento, coleta de idéias, entre tantos outros. A Metodologia Científica é uma ferramenta que permite, através de suas diversas técnicas, a exploração de um assunto ou tema para que seu conhecimento seja aprofundado nos mínimos detalhes. Isso permite à empresa que seus problemas sejam identificados e sanados de maneira precisa e com base na sua realidade, o que permite a personificação das estratégias a serem adotadas.
Suely Bortolotti

LAST_UPDATED2