Quanto ganha quem fala inglês? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Carreira e emprego - Dicas para seu sucesso profissional
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Seg, 20 de Outubro de 2008 21:18
Muito tem se ouvido falar que quem fala Inglês tem maiores resultados profissionais, cargos mais almejados e melhor remuneração, inclusive, as maiores empresas descartam, antes mesmo da entrevista, o currículo de quem não possui tal habilidade.  Mas existem muitas perguntas que pairam na mente daqueles que buscam entrar ou mesmo se recolocar no mercado de trabalho. As mais comuns são:
·         O que eu preciso fazer para falar Inglês?
·         O que e quanto isso acrescentará em minha vida profissional?
Quanto à primeira pergunta existem muitos enganos quanto à mesma. O primeiro grande erro é defender a tese de que para falar Inglês com fluência é necessário morar (ainda que por pouco tempo) em países onde a língua é nativa. Afirmo com veemência e conhecimento de caso que isso é uma inverdade. Para falar uma Língua com fluência é necessário estudar e conhecer até que haja um domínio satisfatório das quatro habilidades que permeiam uma Língua, que são: ouvir, falar, ler e escrever. E para isso, é necessário que haja dedicação no sentido de aprender, e muitos são os meios para alcançar a tão sonhada fluência, falando sobre cursos, temos a opção dos presenciais e ainda os cursos on-line; para praticar e melhorar as quatro habilidades deve-se fazer uso de tudo que há disponível para estudar; é importante ressaltar aqui, que os métodos de estudo são diversos e estão disponíveis tanto em cursos presenciais quanto em cursos on-line: músicas (utilizar letra, áudio e tradução), exercícios escritos, conversação, chats em Inglês, estudo gramatical dirigido dentre outros tantos.
Quanto à aplicação direta na vida profissional, faz-se necessário dizer que é cada vez maior o número de empresas que simplesmente descartam os currículos onde o campo “Línguas” aparece em branco ou não aparece, esse fato se dá pela expansão do mercado em geral. Todos os meios de comunicação mostram diariamente o estreitamento das negociações e alianças entre empresas brasileiras e estrangeiras , anteriormente, essas alianças eram formadas apenas entre empresas de grande porte, visto que o momento atual nos mostra um cenário completamente diferente, as exportações e negociações crescem entre empresas dos mais diferentes portes, fato esse causado pela globalização mundial.
Assim sendo, uma junção de competência + fluência na Língua Inglesa acarretará seu sucesso profissional. Observe o quadro abaixo e faça uma análise do percentual de executivos que falam inglês e seus respectivos cargos:

Clique aqui para fazer download da tabela de cargos e salários para quem fala inglês.

Professora Milena