Sugestão de atividade Corpo Humano PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Educação Infantil - Jogos e planos de aula educação infantil
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Qui, 29 de Janeiro de 2009 12:18

Sugestão de atividade Corpo Humano
Disciplina: Ciências

Plano de aula



Objetivos
  • Compreender que alguns fatores que asseguram a saúde da população dependem da sociedade, outros da família e outros dependem de cada um.
  • Relacionar os serviços que o governo deve fornecer à população.
  • Identificar algumas atitudes sociais que contribuem para uma vida saudável.
  • Compreender a integridade do corpo humano e as relações entre os vários processos vitais e destes com o ambiente, a cultura e a sociedade.
Formulação dos problemas
Fazer um debate com os alunos sobre:
  • Quais os principais sistemas do corpo humano?
  • Quais são as suas funções?
  • Que cuidados devemos ter com o corpo?
  • Vocês já ouviram falar em doenças causadas por vermes chamadas verminoses?
Tempo de atividade: 4 aulas

Material a ser utilizado
  • Livro: Puuuummmm... foi você?, de David Roberts, da Companhia Editora Nacional
  • Cartolinas para os jogos, canetas, cola e tesoura para os cartazes.
  • Pesquisa em bibliotecas, internet, jornais, revistas e livros.
  • Uma caixa de papelão, papéis coloridos, folhas de papel sulfite.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CORPO HUMANO

Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.
Meio ambiente: conhecer os ciclos da natureza, animais, plantas e recursos naturais. Conservação do meio ambiente.
Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Execução
Sensibilização:
  • Uma das maneiras de iniciar a discussão sobre esse assunto, constrangedor para muitos professores e alunos, é a utilização do jogo, que, de maneira lúdica, coloca o aluno em contato com o conteúdo proposto.
  • O professor deverá propor a confecção de jogos de dominós, sobre formas e funções de órgãos e sistemas: doenças, prevenção, a integração do homem com o meio onde vive.
    Exemplo: Gases intestinais – numa parte do dominó.
    São produzidos no intestino – na outra parte do dominó.
  • Gases intestinais podem causar grande desconforto e constrangimento social.
  • O ar engolido ou os gases formados no sistema digestório podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos).
  • A maior parte deles, no entanto, é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem.
  • Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.
  • Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável com pouca gordura, mas rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases. No entanto, a maioria das queixas parte de pessoas que produzem uma quantidade que os gastrenterologistas considerariam normal. Estudos demonstram que, em média, um adulto pode expelir gases vinte vezes por dia.
  • De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CORPO HUMANO
Concretização
1ª Aula
  • Faça uma urna de sugestões e dúvidas sobre o tema para a classe. A urna pode ser uma caixa de sapatos.
  • Os alunos deverão depositar na urna suas perguntas e dúvidas sobre “o pum”. A caixinha das curiosidades colocada na classe deverá ser aberta todos os dias pelo professor. Para privacidade dos alunos, informe que eles não precisam assinar as mensagens enviadas.
  • Nas aulas expositivas, explorar assuntos do sistema digestório e seus órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos. Como os gases são formados? A cada conteúdo aprendido, registrar as conclusões.
  • Ler o livro “Puuuummmm... foi você?, de David Roberts.
  • Preparar uma dramatização da história do livro para os alunos que quiserem participar, sem constranger ninguém.
2ª Aula
  • Depois de trabalhar as características do sistema digestório, discutir com os alunos as questões, dúvidas e sugestões que foram depositadas na urna.
  • Essa aula pode ser dada por um profissional ou médico, convidado antecipadamente.
  • As descobertas poderão ser registradas num quadro comparativo, em sala de aula, ou na confecção de pequenos manuais de prevenção. Esse trabalho pode feito em grupos.
3ª Aula:
  • Pedir uma pesquisa sobre como prevenir a maior formação de gases. Discutir quais são os cuidados que devemos ter para evitarmos constrangimento. A prevenção da formação de gases e cuidados para evitar as doenças intestinais.
    Recomendações:
  • Dieta é a palavra-chave para reduzir a produção de gases, uma vez que é impossível eliminá-la totalmente.
  • Reserve um tempo tranqüilo para as refeições. Mastigue bem os alimentos.
  • Procure não falar muito durante as refeições para diminuir o volume de ar deglutido.
  • Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido, pois isso facilita o trânsito intestinal.
  • Preste atenção, no seu caso específico, aos alimentos que podem estar associados a gases. Algumas pessoas reagem mal a farinha (pães, massas), batata-doce, cebola, rabanete, aipo, berinjela e germe de trigo. Alguns vegetais, como repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas, acusados de aumentar a produção dos gases, têm seu consumo recomendado pela Sociedade Americana de Câncer.
  • Andar é sempre saudável, pois estimula os movimentos intestinais.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CORPO HUMANO
4ª Aula:
  • Procurar saber as doenças intestinais e suas causas.
  • Formar cartazes ilustrando as causas e o tratamento das doenças.
  • Informar as prevenções para o bom funcionamento do intestino.
  • Advertência: Não se automedique. Consulte um médico se os gases intestinais estiverem lhe causando algum constrangimento.
Integração
Artes: confecção de cartazes, história em quadrinhos e jornal. Confecção das caixas e decoração dos jogos.
Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando os dados nos jornais, números da evolução da doença e transformá-los em gráficos.
Português: leitura e produção de textos sobre as descobertas. Elaboração do jornal e de histórias em quadrinhos.
Geografia: estudo da saúde em diferentes regiões do país.
Música: dramatização e elaboração de músicas sobre o tema trabalhado.
Exposição
  • Apresentação dos temas pesquisados e elaborados pelos alunos.
  • Preparar um mural e discutir os resultados.
  • Observação do processo de pesquisa, da exposição dos conhecimentos adquiridos, do interesse pelo assunto e da realização dos jogos propostos.
  • Conclusões sobre as pesquisas, curiosidades e dinâmicas de grupo.
Conclusões e aplicações
  • Participação em todas as atividades, nas exposições, nos trabalhos e nas pesquisas.
  • Interpretar os cartazes e formalizar as conclusões.
  • Avaliação do conteúdo nas diversas áreas.
  • Aplicar na vida diária os ensinamentos sobre a importância do saneamento básico na comunidade e a sua educação.