Sugestão de plano de aula: Higiene pessoal PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 25
PiorMelhor 
Educação Infantil - Jogos e planos de aula educação infantil
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Qui, 29 de Janeiro de 2009 12:37
Sugestão de plano de aula: Higiene pessoal
Objetivos
  • Compreender que alguns fatores que asseguram a saúde da população dependem da sociedade como um todo.
  • Identificar algumas atitudes de higiene pessoal que contribuem para uma vida saudável.
  • Reconhecer a importância da vacinação para o controle de diversas doenças.
Formulação dos problemas
Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para:
If you are considering an alternative Viagra super active plus form of treatment for ED, seek the advice of a health care provider before getting started. In addition, saturated fat is one of the biggest causes of prostate cancer and these deadly fats found in all processed food. Jose Gonzalez-Garcia explains several testing options, including new Viagra super active plus methods that allow for the early detection of HIV.
a) o bem-estar físico:
Você bebe água filtrada? Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições? Toma banho diariamente? Lava as mãos antes e depois das refeições? Faz exercícios físicos?
b) o bem-estar mental: Você dorme cerca de oito horas por dia? Mantém-se sempre bem informado, lendo bons livros, revistas e jornais? Aproveita bem as horas de lazer?
c) o bem-estar social: Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive? Sabe respeitar os outros? Exige os seus direitos e cumpre seus deveres?
Material a ser utilizado
  • Livro: Sujo,eu?!, de David Roberts, Companhia Editora Nacional.
  • Pedir aos alunos que tragam uma cópia de sua carteira de vacinação.
  • Cartolinas, canetas, papel, cola e tesoura para os cartazes.
  • Pesquisa em bibliotecas, Internet, revistas e livros.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene. Medidas de práticas de higiene corporal. Reconhecimento das doenças associadas à falta de higiene no trato dos alimentos.
Meio ambiente: conhecer os ciclos da natureza, animais, plantas e recursos naturais. Conservação do meio ambiente.
Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
Orientação sexual: o respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.

Execução

Sensibilização:
Fazer um levantamento das doenças causadas pela falta de higiene e de saneamento básico.

1ª aula
  • Relacionar as doenças levantadas pela classe. Formar grupos com a classe e pedir para que elaborem e confeccionem um Jogo da Memória. Cada doença deverá ter seu nome numa cartela e, na outra, suas causas e forma de contágio.
  • Utilize o jogo para fixar as informações sobre as doenças. Peça para que registrem as descobertas no caderno. Afixar as descobertas num quadro na sala.
2ª aula
  • Fazer a leitura do Livro: Sujo,eu?!, de David Roberts, da Companhia Editora Nacional.
  • Peça para os alunos trazerem uma cópia de sua carteira de vacinação.
  • Fazer um levantamento das doenças contraídas pelos alunos e comparar com as informações contidas em sua carteira.
  • Dramatizar com os alunos os hábitos de Bebeto.


SUGESTÃO DE PLANO DE AULA: HIGIENE PESSOAL
3ª aula
  • Outro levantamento pode ser feito sobre as condições de higiene da comunidade e os riscos de contaminação. Fazer uma pesquisa em livros, enciclopédias, na Internet etc... Trazer figuras ou fotos sobre o assunto.
  • Registrar as descobertas na forma de histórias em quadrinhos, integrando a atividade à área de Língua Portuguesa, Artes e Informática.
4ª aula
Fazer, se possível, uma entrevista com uma pessoa da área de saúde, respondendo às perguntas dos alunos. Pesquisar sobre o que perguntar e depois elaborar um jornal com a entrevista.

Integração:

Artes: confecção do jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal.
História: descobertas sobre a evolução da cura das doenças através dos tempos.
Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando o desenvolvimento geral na saúde da comunidade.
Português: leitura e produção de textos sobre as descobertas. Elaboração do jornal e da história em quadrinhos.
Geografia: estudo das doenças em diferentes regiões do país.
Educação física: jogos e conscientização da higiene na disciplina.
Música: dramatização e elaboração de músicas sobre o tema trabalhado.


Exposição:
  • Apresentação dos temas pesquisados pelos alunos.
  • Exposição do Jogo da Memória.
  • Preparar um mural e discutir os resultados.
  • Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma “Exposição sobre Saúde”.
  • Conclusões sobre as pesquisas, curiosidades e dinâmicas de grupo.


    Conclusões e aplicações
  • Participação em todas as atividades, nas exposições, nos trabalhos e nas pesquisas.
  • Interpretar os cartazes e formalizar as conclusões.
  • Avaliação do conteúdo nas diversas áreas.
  • Aplicar na vida diária os ensinamentos sobre a importância da higiene pessoal, do saneamento básico na comunidade e as conseqüências da poluição do ar e da água para a saúde do homem.