Sugestão de plano de aula: Medidas de comprimento PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 13
PiorMelhor 
Educação Infantil - Jogos e planos de aula educação infantil
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Qui, 29 de Janeiro de 2009 12:46


Sugestão de plano de aula: Medidas de comprimento

Disciplina: Matemática

Objetivos
  • Despertar o pensamento e propiciar a troca de experiências, de conhecimentos dos padrões universais de medidas, como o sistema métrico decimal.
  • Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las no seu cotidiano.
  • Identificar e relacionar as unidades de medidas de comprimento: metro, decímetro, centímetro, quilômetro e outras.
  • Interpretar e comparar distâncias, quantidades e aproximações de valores exatos.
Temas transversais
  • Ética: diálogo, respeito mútuo, cooperação e solidariedade.
  • Saúde: conscientização dos problemas da saúde nas principais cidades e comparar dados.
  • Meio ambiente: perímetro, área, demarcação de terras.
  • Pluralidade cultural: diferentes culturas utilizam os mesmos padrões de medidas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
Material a ser utilizado:
  • Cartolinas, canetas, papel, barbante, fita métrica, cola e tesoura para os cartazes.
  • Mapa de ruas e pontos de visita.
Etapas
Sensibilização:
  • Relate que a humanidade passou da pré-história à modernidade, das medidas por comparação arbitrária aos padrões universais de medida.
  • Proponha as seguintes situações para despertar a importância das unidades de medida em nossas vidas:
    • Vocês já viram uma fita métrica? Para que ela serve?
    • Como podemos comparar a altura de duas crianças?
    • Qual material vocês utilizam na sala de aula para medir?

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA: MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Concretização:
  • Em primeiro lugar, cada aluno corta um pedaço de barbante que tenha aproximadamente sua altura. Em seguida, o aluno procura medir objetos maiores, como o chão da sala, a porta, a lousa, e anota o nome do objeto numa tabela comum e quantas medidas, de seu barbante precisou utilizar aproximadamente.
  • A classe analisa a tabela comparando os diversos resultados anotados. Os alunos vão perceber que a quantidade de alturas dos objetos varia de acordo com o tamanho de cada aluno.
  • Registre todas as descobertas e as diferenças no caderno. Meça novamente com a fita métrica para comparar os resultados e dar os resultados exatos.
  • Faça um passeio por toda a escola. Divida a classe em grupos e cada grupo deve observar e registrar as modificações no espaço físico.
  • No retorno à sala, distribua para cada grupo uma folha de cartolina com um quadro no formato do terreno da escola e peça aos alunos que desenhem os elementos para compor uma planta baixa.
  • Faça uma pesquisa com os alunos sobre as tartarugas marinhas: tipos, tamanhos, quantos ovos desovam, peso. Faça uma lista de valores aproximados e valores exatos das pesquisas.
  • Apresente um mapa de ruas com os principais pontos para visita. Proponha que os alunos façam o trajeto de um lugar a outro, passando por esta ou aquela rua, ou não passando por aquela igreja ou outro ponto qualquer.
  • Faça com seus alunos a planta de uma região próxima à escola, marque alguns pontos de referência e nomes de ruas. Escreva a distância em metros entre algumas quadras. Peça para eles medirem a distância de um ponto a outro, em metros.
  • Proporcione uma Exposição das plantas.
Trabalho interdisciplinar
História: descreva com textos e fotos a evolução dos instrumentos de medida.
  • Português: interprete a leitura e a escrita das medidas de comprimento.
  • Ciências: represente a superfície da Terra.
  • Educação física: utilize as medidas de comprimento na quadra de esportes para medir o tamanho do gol, a altura da cesta e a distância do pênalti.
  • Artes: elaboração de maquetes, quadros comparativos e plantas.