Modelo de "Planejamento didático" PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Educação Infantil - Jogos e planos de aula educação infantil
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Seg, 02 de Fevereiro de 2009 21:28

Modelo de Planejamento da ação didática
Profª. Elaine Corrêa da Silva
Distinção entre Planejamento e Plano
Planejar:
n É organizar ações, é uma atividade intencional.
n É um processo mental que envolve análise, reflexão, previsão.
Planejamento e Plano
Para o planejamento deve-se prever e decidir sobre:
nO que realizar / ensinar
n Como fazer
n Quem deve ensinar
n Em que tempo quero alcançar
n Quais os recursos necessários
n O que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado.
Planejamento e Plano
Plano:
n É o resultado, é a culminância do processo mental de planejamento.
n É um documentos escrito que materializa um determinado momento, de um conjunto de decisões .
n É resultante do processo mental de planejar
Finalidades do Planejamento Didático
n Defender-se da improvisação
n Proteger-nos da repetição
n Dar segurança e eficiência ao trabalho
nTornar o trabalho mais completo
Tipos de Planejamento na área da Educação
n Planejamento de um Sistema Educacional
n Planejamento geral das atividades de uma escola
n Planejamento de um currículo
n Planejamento didático ou de ensino
Tipos de Planejamento na área da Educação
nPlanejamento didático ou de ensino
É a previsão das ações e procedimentos que o professor irá realizar junto aos alunos, e a organização das atividades discentes visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.
OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO CURRICULAR
Tipos de Planejamento na área da Educação
nPlanejamento didático ou de ensino
ØPlanejamento de curso
ØPlanejamento de unidade didática ou de ensino
ØPlanejamento de aula
Planejamento didático ou de ensino
ØPlanejamento de curso
É a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe durante um período letivo.
ØPlanejamento de Unidade
Reúne várias aulas sobre assuntos correlatos, constituindo uma porção significativa da matéria, que deve ser dominada em suas inter-relações.
Ø Planejamento de Aula
Especificação e operacionalização dos procedimentos diários para a concretização dos planos de curso e de unidade.
Características de um bom plano didático
nCoerência e unidade
nContinuidade e seqüência
nFlexibilidade
nObjetividade e funcionalidade
nPrecisão e clareza
Etapas do Planejamento
ØConhecimento da realidade
The man needing Lycopodium may lack self-confidence and also be domineering, in an attempt to hide his feelings of inferiority. Var köpa viagra Tiger King is an effective herbal medication used in the treatment of ED, premature ejaculation, prostatitis, night sweating and conditions involving kidney deficiency. Generally, priapism results when the smooth Sildenafil prix muscle tissue remains relaxed so that a constant flow of blood into the vessels of the penis occurs with no leakage back out. The UMMC recommends taking 50 milligrams to 100 milligrams of ginkgo biloba daily, although this is a guideline only. The most common supplements Sildenafil prix are flaxseed oil, arginine an amino acid, Ginkgo biloba, zinc, vitamin E, vitamin C, DHEA and bioflavonoids.
§ Elaboração do Plano
§ Identificação
§ Determinar objetivos
§ Selecionar e organizar conteúdos
§ Selecionar e organizar métodos de ensino
§ Selecionar recursos
§ Selecionar procedimentos de avaliação
Etapas do Planejamento
ØExecução do plano
Desenvolvimento das atividades previstas
ØAvaliação e aperfeiçoamento do plano
Componentes do Planejamento
ØIdentificação
ØObjetivos
ØConteúdo
ØProcedimentos de ensino (métodos)
ØRecursos de ensino (humanos e materiais)
ØAvaliação
IDENTIFICAÇÃO
Tema da aula
§ Objetivo
§ Público Alvo
§Carga horária
§ Local
§ Professor / Instrutor responsável
§ Metodologia
§ Conteúdo Programático
OBJETIVOS
nPalavra que vem do latim “objectus” – lançado adiante, o que está à frente.
nRefere-se ao que se deseja fazer em termos de futuro.
nResultados determinados e previstos para uma ação educativa.
Objetivos de Ensino
Antecipam resultados e processos do trabalho conjunto do educador e do educando, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo ensino e aprendizagem.
São metas estabelecidas ou resultados previamente determinados. Indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como conseqüência de seu desempenho em atividades de uma determinada escola, série, disciplina ou mesmo de uma aula/treinamento/curso/evento.
TIPOS DE OBJETIVOS
§ Objetivos gerais ou educacionais
São mais amplos, o que se pretende que o educando alcance ou incorpore em seu comportamento, após um período mais ou menos longo de ensino.
§ Objetivos específicos
São aqueles mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula.
Para definir os Objetivos específicos:
nDesdobrar os objetivos gerais em vários objetivos específicos, a serem alcançados a curto prazo
nFocalizar o comportamento do aluno e não do professor
nFormular cada objetivo de modo que ele descreva apenas um comportamento por vez
nFormular objetivos que envolvam conhecimento, habilidades cognitivas e operações mentais superiores.
TIPOS DE OBJETIVOS
nConsiderar 3 categorias de objetivos:
nObjetivos de conhecimentos
n Objetivos de habilidades
n Objetivos de atitudes
COMO DEFINIR OBJETIVOS
n Devem indicar o comportamento do educando e não do educador
n Devem indicar claramente a intenção do educador e não dar margens a muitas interpretações
n Usar verbos de ação diretamente observável. Ex: identificar, desenvolver, descrever, etc.
COMO DEFINIR OBJETIVOS
n Devem especificar o que o educando deve realizar
n Podem estabelecer as condições (tempo, uso ou não de instrumentos, etc.) em que o educando deverá ser capaz de realizar o que está previsto no objetivo.
CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS
n Realista - atender às necessidades do aprendiz / da comunidade
n Viável – objetivos possíveis de serem atingidos
n Específicos – definir claramente os comportamentos, ações ou atividades que se esperam do aprendiz.
Atividade Prática
nDesenvolver um plano de aula/treinamento com o tema:
LAVAGEM DAS MÃOS